Qual é valor mínimo para a importação na China?

Qual é valor mínimo para a importação na China?

 

1. Preciso ter um CNPJ e habilitação no Radar Siscomex?

Sim.  Se você quer importar legalmente e com segurança, é melhor fazer a habilitação no Radar Siscomex, pois este é um controle prévio que evita que empresas utilizem os negócios de importação e exportação para realizar fraudes fiscais, praticando assim o contrabando.
Perceba que muitas pessoas fazem compras pelo Aliexpress ou pelo Shopee como pessoas físicas e fazem a revenda online, mas esse tipo de comércio não é uma forma oficial de importação.
 
2- Quais os custos tenho que levar em consideração antes de definir uma compra?
O processo de importação da China para o Brasil possui muitos passos envolvidos. Normalmente, demora-se de uns 45 a 70 dias para finalizar toda a importação se o método escolhido for o marítimo. Durante esse processo, podemos descrever os seguintes custos:
 
1) valor da produtos FOB
Se o seu fornecedor só te passar o valor E-work, você precisa considerar também o custo local de transporte até o embarque.
2) frete marítimo/aéreo
Um container de 40 pés para o Brasil custa por volta de 6-8 mil dólares.
Se for por meio aéreo, o frete fica mais ou menos 15 dólares por quilo. Mas poucas pessoas se utilizam desse meio, uma vez que é mais indicado para cargas pequenas e de alto valor agregado.
3) seguro
O seguro é calculado com base no valor das mercadorias, normalmente 0,2% do valor.
 
4)  imposto de importação
Depois de definir quais produtos você quer importar, você pode pesquisar o código NCM, também conhecido como Nomenclatura Comum do Mercosul, para saber quais os impostos que serão cobrados com base na categoria do produto. Normalmente, uma importação da China possui 5 impostos de acordo com a NCM, são eles: 
  • Imposto de Importação (II);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e
  • Programa de Integração Social (PIS).
Resumindo, os 5 impostos, para uma importação formal, ficam por volta de 50% a 60% do valor das mercadorias.
 
5) Despesas no Destino
Quando a carga chega no porto no Brasil, o despachante vai auxiliar na fiscalização da carga e no despacho aduaneiro. Nesse momento, antes do container chegar no seu armazém, h[a ainda algumas despesas para pagar, como os custos de desconsolidação, Demurrage, Capatazia, Armazenagem, Transporte Rodoviário ect.
 
O que acabamos de falar são os 5 custos básicos que você deve levar em consideração antes de fazer importação direta da China.
 
Agora que falamos mais sobre os custos de importação, qual o valor mínimo de compra que sugerimos para investir em uma importação? Depois de muitos anos de experiência nesse ramo, nós sugerimos um valor mínimo de 15 mil dólares, ou seja uns 75mil reais. Mas por que?
 
Vamos supor que você tem em mãos 15 mil dólares, tirando os 50% que vai para o imposto e o frete marítimo, vai sobrar ainda uns 6 mil dólares,  que seriam 30mil reais, para comprar produtos da China. 
Agora você pode achar que 6 mil dólares dá para comprar bastante coisa. Mas não é bem assim. Em todas as compras com fabricantes há uma tem quantidade mínima de compra, que depende do produto. Essa quantidade pode variar de 200 a 1000 unidades. Se um produto custa 6 dólares, 6 mil dólares só dá para comprar a quantidade mínima de um único produto.
 
Mas você também pode pensar: “eu não preciso de 1000 unidades, e só 100 de tal produto já é o suficiente, assim como posso misturar uma maior variedade de produtos diferentes por uma quantidade menor”.  Mas é importante lembrar, será que o seu concorrente também só importa 100 unidades? Será que o preço que você pagaria por 100 unidades é rentável em comparação com a compra de 1000 unidades ou até mesmo a compra de um container inteiro?
Claro que não! Por adquirir uma maior quantidade de produtos, o custo unitário da concorrência é menor. Dessa maneira, o seu concorrente vai conseguir praticar um preço mais competitivo aqui no Brasil. É por essa razão que muitas vezes temos a impressão de que o preço da concorrência é sempre mais baixo.
 
E para concluir, é importante que você analise sempre o mercado e suas condições de investimento para que o seu negócio possa ser lucrativo antes de iniciar um processo de importação da China. 
Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.